Água Potável chega às comunidades rurais de Santa Terezinha de Itaipu

Os investimentos garantiram a cobertura de 100% das comunidades rurais

Sete comunidades rurais de Santa Terezinha de Itaipu foram beneficiadas com a entrega do Sistema de Abastecimento de Água Potável, nesta sexta-feira (28). Para o prefeito Cláudio Eberhard, esse é um feito inédito em nível de Brasil. “Nós estamos muito felizes em atingir o nosso objetivo que foi tão sonhado pelas comunidades rurais. Esse é um feito inédito em nível de Brasil. Além disso, entendemos que uma água de qualidade é vital para o desenvolvimento do ser humano”, afirma Eberhard.

A ampliação do Sistema de Abastecimento de Água Potável nas comunidades rurais: Apepu, São Pedro, Aparecidinha, Vila Bendo, Vila Vitorassi, São José e Rio Bonito é a realização de um sonho antigo que se torna realidade. Ao todo, foram implantados 62.669 metros lineares de rede de água potável para atender 308 famílias, aproximadamente duas mil pessoas, incluindo pescadores dos pontos de pesca nº 4,5,6 e 7.

Vale ressaltar que, essa é uma obra que compreende a perfuração de poços artesianos, colocação de caixas d’água, casas de tratamento, instalação da rede de distribuição e hidrômetro para cada residência. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Paulo Ruppenthal, além da grandiosidade, a entrega do Sistema de Água Potável é também sinônimo de saúde e qualidade de vida para os moradores da região. “O sistema implantando e entregue para a comunidade, é garantia do consumo de uma água tratada, que visa fomentar o agronegócio e a geração de renda”, comenta.

Essa é uma conquista que significa muito para as famílias que dependem da água para tarefas diárias, bem como para o agronegócio. Segundo Rubens de Souza André, Gestor de Bacias Hidrográficas da Itaipu Binacional, a água representa comodidade. “Dentre os inúmeros benefícios da água, a comodidade é uma delas, seja para as tarefas simples do dia a dia e até mesmo para o agronegócio. Essa é uma das melhorias que o município tem conquistado devido à excelente atuação do prefeito Cláudio”, diz.

Para Domício Correia, que há 50 anos vive na comunidade Vila Vitorassi, a entrega do Sistema de Água Potável significa vida nova. “Essa conquista é muito importante para todos os moradores da comunidade, que dependiam de poços artesianos. Agora é vida nova”, fala contente.

Dona Maria de Lurdes Silva moradora da comunidade Apepu, não esconde a felicidade ao abrir a torneira de casa e encontrar água potável. “A vida antes era muito difícil, eu carregava baldes de água na cabeça e as vezes contava com o auxílio de amigos para trazer água para casa, mas agora tudo mudou. Estou muito feliz e grata”.

O morador de Foz do Iguaçu, Avimar Rodrigues da Silva, não poupa elogios para administração municipal. “Eu passo bastante tempo na cidade e o que posso notar é o empenho da administração em prol da população. O que eu posso dizer é que o prefeito da cidade está de parabéns pelo excelente trabalho realizado”, ressalta.

Para Renato Bueno, gerente geral da Sanepar Oeste e Sudoeste do Paraná, esse é um dos maiores investimentos que um prefeito pode oferecer para a população. “O saneamento rural é o maior investimento que um representante do povo pode fazer para o munícipe, tendo em vista, as necessidades dessas famílias. Água é vida, e necessidade primeira das pessoas” finaliza.

A obra do Sistema de Abastecimento de Água Potável é fruto de um convênio assinado pelo prefeito junto a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que envolve investimentos na ordem de mais de um milhão e meio de reais. Os recursos são a fundo perdido, não existindo contrapartida do município.

 

((((LEGENDA FOTOS)))

FOTO 1 – Comunidade de Apepu

 FOTO 2 – Comunidade de São Pedro

FOTO 3 – Comunidade de Aparecidinha

 FOTO 4 – Comunidade de Vila Bendo.

 FOTO 5 – Comunidade de Vila Vitorassi

 FOTO 6 – Comunidade de São José

 FOTO 7 – Comunidade de Rio Bonito

FOTO 8 - Rede de água potável deve atender 308 famílias, aproximadamente duas mil pessoas

 FOTO 9 – “Entendemos que uma água de qualidade é vital para o desenvolvimento do ser humano”, frisou prefeito Cláudio Erberhard

FOTO 10 – Água potável é sinônimo de saúde e qualidade de vida

  FONTE:  AGENCIA DE COMUNICAÇÃO

 

PARCEIROS